Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERAL“Abraço Grátis”: Escola de São José promove a cultura da paz

“Abraço Grátis”: Escola de São José promove a cultura da paz

Iniciativa promove vínculos de amizade, respeito e fortalece relações entre os alunos e professores

Uma iniciativa voltada ao fortalecimento dos vínculos comunitários está transformando, há mais de uma década, as relações na comunidade da Escola Básica Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores, no bairro Santos Dumont, conhecido como Procasa. 

Em 2012, a professora Giselle Diniz, juntamente com a Direção da Escola e os estudantes, em uma atividade pedagógica voltada para a Cultura da Paz, foram fantasiados para a frente da unidade,  com a proposta de oferecer “abraços grátis”. A ação causou uma enorme surpresa para a comunidade e foi o início de um grande projeto.

Para Silvia Regina Bastos Silva, diretora da escola, a ideia deu tão certo que passou a acontecer todas as sextas. “Ações positivas devem ser semeadas nas famílias dessas crianças pequenas desde cedo, pois elas são reflexo daquilo que nós adultos somos e como agimos. Por isso investimos tanto nesse momento. Ele é muito esperado pelas crianças e tenho certeza que tem feito a diferença na vida de muitas delas”, afirma a gestora.

A diretora adjunta, Sonali Lehmkuhl, explica que, ao longo dos anos, a proposta foi ganhando um novo formato. Cada semana uma turma da Educação Integral fica responsável por fazer uma apresentação que traga momentos de alegria, reflexão e proporcione diálogo entre os estudantes. “Eles cantam, dançam, declamam poemas, batem papo sobre temas atuais e, é claro, se abraçam muito. É emocionante e tem fortalecido não só os vínculos de amizade, mas de respeito e solidariedade entre eles”, enfatizou.

Para a psicóloga Ana Brasil de Oliveira, da rede municipal de ensino de São José,  estimular os estudantes a vivenciarem experiências afetivas faz parte da educação emocional, algo que traz uma grande contribuição para o cultivo da paz no mundo. “Ao promovermos uma ação como essa, oportunizamos que os alunos sintam os benefícios que o afeto traz, por meio do abraço”.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa