As equipes do programa socioambiental das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Saco Grande executadas pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) passarão na Rua José Nazareno Coelho, no Bairro João Paulo, em Florianópolis. O objetivo é de comunicar os moradores sobre o início de obras de assentamento de rede coletora de esgoto. A obra tem previsão de início para a próxima segunda-feira (10) mas poderá atrasar conforme as condições climáticas.
Antes de iniciar novos trechos de rede, a Companhia realiza visitas domiciliares para orientar previamente os moradores das localidades que serão beneficiadas pela infraestrutura. As equipes também aplicam questionários com perguntas e respostas para obter informações sobre a realidade socioambiental da região.
Os dados serão comparados com as informações levantadas após a conclusão das obras e o início da operação do sistema. As equipes de comunicação portam crachás de identificação e uniforme da construtora Itajuí Engenharia de Obras, responsável pela implantação da infraestrutura na região.
O valor total de investimento para a implantação da infraestrutura na região é de R$119,6 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Interdição das vias
Em alguns trechos de obras, é necessário fazer a interdição da via para execução das escavações e movimentação das máquinas de apoio. Nesse caso, o bloqueio ocorrerá apenas durante a execução dos trabalhos no período das 7h às 17h
Restauração da pavimentação
A recomposição da pavimentação é iniciada em até 15 dias úteis após a implantação das tubulações para aguardar o assentamento do solo.
Ligações não estão autorizadas
Mesmo após a finalização da obra, os moradores das localidades que receberam a rede não devem efetuar a ligação do imóvel à Caixa de Inspeção (CI) da CASAN. Para que o esgoto seja coletado e tratado pela companhia, todo o sistema deverá estar concluído e em operação. Ligações realizadas antes podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e saúde pública. No momento adequado, a CASAN divulgará orientações autorizando a conexão.
Dúvidas e informações
A CASAN disponibiliza o contato do programa socioambiental para informações e esclarecimentos através do número de WhatsApp (48) 991545691.