Escovar os dentes, lavar as mãos, cortar as unhas e tomar banho. Ações básicas de cuidados pessoais foram ensinadas paras as crianças da turma G4 do Centro de Educação Infantil (CEI) Vera Lúcia Medeiros, no bairro Forquilhas. As acadêmicas do curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina, Giorgia Khalil e Maria Eduarda Coelho, conduziram as atividades nesta sexta-feira (2).
A palestra faz parte do projeto de extensão da disciplina de Assistência à Saúde da Criança e do Adolescente, ministrada pela professora Ana Paula Machado do Nascimento. O objetivo é aproximar os alunos com a realidade profissional, compartilhando informações com a população.
“Escolhemos esse público para incentivar a higiene pessoal das crianças, já que percebemos a dificuldade em manter padrões de higiene adequados nessa faixa etária (4,5 anos), considerando que as crianças estão em fase de desenvolvimento e começando a ter autonomia”, ressaltou a acadêmica Maria Eduarda Coelho.
Com práticas lúdicas e educativas, as universitárias demonstraram como realizar a higiene pessoal. “Trabalhamos com material ampliado de boca e escova de dente, cedido pela Policlínica de Barreiros, para as crianças observarem a escovação correta; pintamos as mãos das crianças para abordar a higiene efetiva das mãos; e levamos uma boneca para demonstrar a importância do corte das unhas e do banho diário”, explicou Giorgia.
Para complementar as atividades, cada criança da turma G4 recebeu um kit bucal, contendo escova e pasta de dente e fio dental, fornecido em parceria com o Programa Saúde na Escola. O Programa é desenvolvido pelas Secretarias de Educação e de Saúde e leva para as unidades educativas prevenção, promoção e atenção à saúde.
A professora Elizabeth Coelho ressaltou a importância da parceria entre o CEI, a Secretaria de Saúde e a comunidade acadêmica. “Essa atividade reforça o que já abordamos na unidade sobre higiene pessoal e contribui para o desenvolvimento saudável das crianças”, frisou.
Ao final das atividades, as crianças demonstraram entusiasmo. “Eu gostei. Aprendi que devemos escovar a língua também e que devemos lavar a mão toda”, detalhou Maria Eduarda Raimundo, de 4 anos.