Hoje é domingo, 21 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALProjeto “Bem Viver” conscientiza idosos sobre a importância da sexualidade

Projeto “Bem Viver” conscientiza idosos sobre a importância da sexualidade

Desinformação é principal causa do aumento de casos de ISTs na terceira idade

Embora a sexualidade na terceira idade ainda esteja envolta em tabus e preconceitos, é natural, saudável e é preciso falar sobre. Pensando nisso, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), inicia nesta segunda-feira (5) o projeto “Bem Viver” em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), por meio do Sistema de Federação do Comércio (Fecomércio). A ação, que será promovida até o dia 7, no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), busca conscientizar os idosos sobre a prática e os cuidados sobre o tema.

Mesmo com algumas dificuldades devido às alterações nas funções fisiológicas, o sexo na terceira idade é possível e traz inúmeros benefícios para a saúde física e psicológica. Estudos comprovam que as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) estão crescentes na faixa etária da terceira idade, porque os idosos ficam viúvos, ingressam em novas relações e acabam se vendo nessa situação. A desinformação é a principal causa do aumento de casos de ISTs entre idosos.

A Secretaria de Saúde do Município disponibiliza lubrificantes e preservativos no CATI e a adesão é alta, o que indica que a vida sexual dos idosos é ativa, explica a diretora do CATI, Karen Eloíse dos Santos. “O estereótipo de que a pessoa idosa não pode se relacionar sexualmente precisa ser derrubado, e os familiares podem colaborar: por que não é permitido aos mais velhos vivenciar seus desejos e sua libido? A sexualidade na 3ª idade não é um desvio nem deve ser vista como um desequilíbrio”.

O tema, observa a diretora, deve ser tratado com normalidade, para evitar transtornos de diversos aspectos, inclusive aumentando comportamentos de risco e a exposição às ISTs. Por isso, é essencial entender as mudanças no corpo e tomar os devidos cuidados com a saúde sexual nessa fase da vida.

Programação

A programação do projeto Bem Viver contará, neste primeiro momento, com uma palestra geral sobre o tema, para os usuários das turmas (9h30 às 11h30 e 14h às 16h) do CATI, na segunda-feira (5). Na terça-feira (6), será realizada uma roda de conversa no período matutino sobre “A vida da mulher após a menopausa” e no período vespertino será sobre a “Saúde do homem”.

Já na quarta-feira (7) das 9h30 às 11h30 será promovida para as coordenadoras dos Grupos de Idosos do Município e das 14h às 16h para os servidores da SAS que trabalham com a terceira idade.

Alimentação saudável

Durante o mês de maio, outra ação, promovida também em parceria com o SESC, visou fomentar a alimentação saudável para os idosos. A iniciativa buscou a conscientização dos idosos à boas práticas para que refletissem num envelhecimento de qualidade.

Tendo em vista o perfil de idosos que frequentam o local, muitos tem um alto índice de massa corporal (IMC) e tem sobrepeso. Um estande ficou disponível no CATI, com orientações alimentares de acordo com comorbidades, receitas sem açúcar, além de demonstração de nível de açúcar em determinados produtos.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa