Hoje é sábado, 13 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura de São José tem programação especial na Semana do Meio Ambiente

Prefeitura de São José tem programação especial na Semana do Meio Ambiente

Celebrada entre 5 e 9 de junho, este ano as ações visam ampliar a conscientização para combater a poluição do plástico, que já alcança mais de 400 milhões de toneladas por ano

Na semana dedicado ao Meio Ambiente, a Prefeitura de São José, por meio da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Secretaria de Educação, preparou uma série de ações alusivas ao tema. Integram a programação, que inicia dia 5 até o dia 9 de junho, palestras, eventos como exposições, mostra de cinema infantil, observação solar, plantios e distribuição de mudas.

A programação faz parte da Lei Municipal nº 6.070/2021 buscando principalmente a conscientização da comunidade, promovendo educação sustentável, de maneira integrada a projetos que compactuam para transformação positiva da interação entre ambiente escolar e o meio ambiente, favorecendo a preservação do ecossistema.

De acordo com a superintendente da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gabriela Brasil dos Anjos, o tema da semana do Meio Ambiente deste ano está relacionado a um problema mundial. “O tema de 2023 se concentra em soluções para o combate à poluição plástica, será uma oportunidade para que toda a sociedade se una em prol de um objetivo em comum: conservar e melhorar nosso planeta”, detalha.

Gabriela explica que a ação só foi possível pela parceria entre a Fundação e a Secretaria de Educação, que propõe uma extensa programação no Município para sensibilizar e incentivar ações em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade, levando em consideração o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo dados da ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, metade das quais é projetada para ser usada apenas uma vez. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que de 19 a 23 milhões de toneladas acabem em lagos, rios e mares. Atualmente, o plástico entope nossos aterros sanitários, vaza para o oceano e é transformado em fumaça tóxica, o que o torna uma das maiores ameaças ao planeta.

Além disso, o que é menos conhecido é que os microplásticos chegam aos alimentos que comemos, à água que bebemos e até mesmo ao ar que respiramos. Muitos produtos plásticos contêm aditivos perigosos, que podem representar uma ameaça à nossa saúde.

A superintendente lembra que a proteção do meio ambiente não é responsabilidade apenas dos governos ou das grandes organizações. Cada indivíduo tem um papel a desempenhar na conservação dos recursos naturais e na redução dos impactos negativos no meio ambiente. “A Semana Mundial do Meio Ambiente serve como um lembrete para que todos nós avaliemos nossas ações diárias e tomemos medidas concretas para reduzir nossa pegada ecológica”.

Data:

A Semana Mundial do Meio Ambiente foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia. Tem como objetivo chamar a atenção de todos para os problemas ambientais e para a importância de preservar os recursos naturais.

Confira a programação:

Segunda-feira (5)

– Calçadão do kobrasol das 13h às 17h:

Estandes com apresentação de trabalhos de educação ambiental e doação de mudas de espécies nativas (Mata Atlântica).

Terça-feira (6)  

Escola do Meio Ambiente – das 9h às 12h e das 14h às 17h:

Formação para professores da rede – saúde alimentar/ CEPAGRO:

Estações dos sentidos: trabalhando educação alimentar na sala de aula;

CME Ambiental Escola do Mar:

Exposição interativa de arte: Plastisfera e ilhas de resíduos plásticos;

Observação solar/Aquecimento global com o professor Marcelo Girardi Schappo;

Quarta-feira (7)

GRANFPOLIS – Das 10 às 12h, 14 às 17h:

10h – abertura;

10h30 – Arborização urbana – Arboran;

11h15 – Plásticos e Microplásticos – um problema ambiental global;

13h30 – Programa escolas sustentáveis;

14h – CME Escola do Mar;

14h30 – Escola Municipal do Meio Ambiente;

15h- Observatório de áreas protegidas (USC);

16h30 – Doação de mudas.

Quinta-feira (8)

Feriado.

Sexta-feira (9)

Das 9h às 12h e das 14 às 17h:

Cati / Beira-Mar de São José

Projeto Lixo Zero – Confecção de residuário e plantio de mudas;

CME Ambiental Escola do Mar

Mostra de cinema infantil (curtas)

Exposição interativa de arte: Plastisfera e ilhas de resíduos plásticos

Beira-Mar São José

Vespertino:

Doação de mudas.

CME Ambiental Escola do Mar

Mostra de cinema infantil (curtas);

Exposição interativa de arte: Plastisfera e ilhas de resíduos plásticos.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa