Hoje é domingo, 21 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEJA de Florianópolis proporciona aulas em Libras para promoção da inclusão

EJA de Florianópolis proporciona aulas em Libras para promoção da inclusão

Além da escrita, turma de alfabetização possui formação na Língua Brasileira de Sinais

As aulas, no período vespertino, agora são acessíveis em Libras na turma de alfabetização da EJA do Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação de Florianópolis. Toda terça-feira, das 13h30 às 14h30, na sala dos estudantes, há uma professora da Língua Brasileira de Sinais (Libras), surda, que ministra aulas para todos e para a professora regente da turma.

Existem 8 estudantes, de 17 a 80 anos de idade, entre ouvintes, deficientes auditivos e surdos. O processo de alfabetização para os estudantes surdos acontece em duas línguas conforme consta nas legislações educacionais como um direito das pessoas surdas.
As aulas na EJA ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Nesses dias, os estudantes surdos são acompanhados de uma intérprete de Libras.

De acordo com o secretário de Educação, Eduardo Gutierres, “este movimento na EJA é um trabalho coletivo que visa garantir que nossos estudantes se alfabetizem com respeito às especificidades de cada trajetória”.

A ação foi articulada entre a Gerência de Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Conveniadas e a Gerência de Educação Especial. A coordenação é do Núcleo da EJA Centro I, assessoria das turmas de alfabetização, sala multimeios e do Setor de Libras.

Outra iniciativa são as aulas de Libras para o corpo docente da EJA Centro I, que atende o Segundo Segmento (conclusão do ensino fundamental). A ideia é incentivar que os estudantes de alfabetização sigam sua trajetória de escolarização e que sejam acolhidos nas suas diferenças sob a ótica da educação inclusiva.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa