Hoje é segunda-feira, 22 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura entrega revitalização do Centro Leste neste sábado (22)

Prefeitura entrega revitalização do Centro Leste neste sábado (22)

Oito vias da região foram elevadas a um novo patamar de urbanização

A Prefeitura de Florianópolis vai entregar oficialmente a revitalização do centro leste com um ato público com a presença do prefeito Topázio Neto no próximo sábado (22), às 11hs, no Calçadão da Rua João Pinto. O evento faz parte da programação do Projeto Viva a Cidade, a feira semanal permanente promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis que movimenta a região aos sábados.

As obras conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura beneficiaram oito vias do centro leste – os calçadões das ruas João Pinto e Antônio Luz, as ruas Tiradentes, Ilhéus, Nunes Machado, Arcipreste Paiva, e as que ficam entre a Catedral e a Praça XV de Novembro e entre ela e a Praça Fernando Machado. “Essa revitalização garantiu mais acessibilidade, segurança e conforto aos pedestres, ciclistas e motoristas”, destaca o prefeito Topázio Neto.

Afinal, a principal melhoria, em geral, teve a ver com o nivelamento dos antigos pavimentos de paralelepípedos às novas calçadas refeitas de concreto cobertas por placas de granito (tal como nas novas passagens de pedestres). Além do que, as vias tiveram o sistema de drenagem recuperado e foram estruturadas com mobiliário urbano (bancos, floreiras e lixeiras) e balizadores para sinalização.

As exceções ficaram por conta da retirada dos pavimentos asfálticos existentes sobre os paralelepípedos na via em frente à Catedral e nas ruas dos Ilhéus e Arcipreste Paiva. Assim como o piso de petit pavê do Calçadão da Rua Antônio Luz foi substituído por granito, e a Rua Nunes Machado passou a dispor de estacionamento em apenas um dos lados.

O trabalho teve o acompanhamento arqueológico solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) devido às escavações. Já o trânsito na região, que durante as obras foi alterado temporariamente à medida da necessidade, continua o mesmo de antes do início da revitalização, em janeiro do ano passado.

Novas estruturas cicloviárias

A Rua dos Ilhéus e a Rua Arcipreste Paiva ganharam estruturas cicloviárias, nos trechos que ladeiam a Praça XV de Novembro. Na Ilhéus, junto ao estacionamento, foi implantada uma ciclofaixa até o Terminal Cidade de Florianópolis. E a Arcipreste Paiva teve a ampliação da ciclovia (já existente no trecho ao lado da Catedral) até o Largo da Alfândega, no lugar das vagas de estacionamento que ficavam em frente ao comércio.

Entenda as mudanças com o aperfeiçoamento das regras de convivência do Centro Leste, em Florianópolis

Florianópolis teve alterações nas regras de convivência do Centro Histórico. As mudanças alteram o decreto que entrou em vigor em 12 de abril deste ano. Entre as regras atualizadas, estão: de domingo a quarta-feira, o funcionamento vai até meia-noite; de quinta-feira a sábado, feriados ou vésperas, até duas da manhã. As novas decisões flexibilizaram os horários e o som interno, que continua até o horário de fechamento. Som externo é liberado até as 22 horas, desde que respeite o limite de decibéis.

Além disso, está facilitado o uso de mesas e cadeiras. Estabelecimentos como casas noturnas, com alvarás de funcionamento para outros horários, seguem funcionando normalmente, de acordo com as regras definidas na autorização de cada local. Ambulantes irregulares, descumprimento de regras ou qualquer violação da lei serão fiscalizadas pelos agentes de segurança.

O Centro Leste de Florianópolis tem regras de convivência específicas para o lazer da região durante a noite desde 12 de abril. As definições eram, há alguns anos, uma demanda da comunidade que mora na região, por isso, a Prefeitura mediou o diálogo entre donos de bares e moradores daquela área para entrar em um consenso. A partir destas reuniões, foi estruturado o primeiro decreto.

Nas primeiras semanas das novas regras de convivência, a administração municipal acompanhou a situação e seguiu em diálogo com os empresários e residentes. “De um lado, estimulando e fortalecendo o comércio local, de outro, protegendo os moradores e usuários dos impactos de desordem”, explica Araújo Gomes, Secretário de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, sobre a atualização feita pelo município.

“Em conjunto com estabelecimentos, moradores e usuários daquela região, queremos promover reuniões abertas para projetos que estimulem atividades com maior valorização daquele espaço e menor impacto para os residentes, como as atividades culturais no período diurno e a antecipação do movimento para os horários de happy hour”, planeja o secretário.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa