google.com, pub-9039894567170353, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Hoje é sexta-feira, 1 de março de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSanta Catarina já tem representante para concurso nacional de gastronomia

Santa Catarina já tem representante para concurso nacional de gastronomia

Com um prato caipira e insumos regionais, Henrique Brasio venceu a etapa estadual e agora está de malas prontas para concurso que será realizado no Rio de Janeiro

Na última segunda-feira, 16 de outubro, profissionais de gastronomia de todo o Estado participaram da 3ª edição do Concurso Catarinense de Gastronomia, realizado na Capital. Eles tiveram como missão criar um prato com produtos catarinenses, respeitando os sabores regionais e preservando a biodiversidade, história e cultura de Santa Catarina.

A prova foi realizada no laboratório de gastronomia da Estácio, no Centro de Florianópolis, e os pratos foram avaliados pelos chefs Maria Garcia (vencedora da edição de 2022), Filipe Duarte e Beth Diamantopoulos, coordenadora do Curso de Gastronomia da Estácio. Das receitas concorrentes, aquela que os jurados julgaram como a mais original e criativa foi a do cozinheiro Henrique Brasio, “Porco Moura“, composta por barriga de porco marinada na cachaça envelhecida, cozida lentamente no Sous Vide (termo de origem francesa que significa “sob vácuo”), roti de porco feito com ossos e geleia de araçá, fubá cremoso, farofa crocante e favas.

Henrique formou-se em gastronomia no Senac de Águas de São Pedro, um dos cursos mais conceituados do Brasil, e logo veio para Florianópolis trabalhar com algo novo, a cozinha do litoral e os insumos, que até então, eram bastante exóticos. Na Ilha, atuou em conceituados restaurantes, nos quais aprendeu a manipular os ingredientes do mar e também foi introduzido aos ingredientes da serra.  “Depois de 10 anos vivendo e cozinhando na Cidade, encontrei raízes caipiras na Serra e novas paixões no Litoral Catarinense“, afirma.

Agora, Henrique Brasio irá representar Santa Catarina na etapa nacional do concurso, que será realizada em março de 2024, no Rio de Janeiro. Ele aguarda o vencedor da 2º edição do Concurso Catarinense de Coquetelaria, também promovido pela Abrachefs (Associação Brasileira de Chefs de Cozinha e Bartenders), que está com inscrições abertas até dia 25 de outubro. O evento terá uma seletiva no dia 30 de outubro, segunda-feira, no Bossa Bar, no Campeche, em Florianópolis, e a grande final será dia 21 de novembro, em Lages, como parte da programação da 3ª edição do Festival Raízes. O melhor profissional também garante vaga na etapa nacional.

Nas edições anteriores ficamos impressionados com a qualidade dos pratos apresentados. E este ano não foi diferente“, diz Janete Borges, embaixadora do Concurso, que acredita que o principal objetivo do concurso é valorizar os saberes e os sabores de Santa Catarina, dar luz a profissionais de talento e trazer a gastronomia para mais perto das pessoas.

Concurso de Coquetelaria

 Podem participar todos os bartenders que residam no Estado e apresentem uma criação repleta de criatividade, com produtos regionais na composição. O melhor dos profissionais inscritos garante a vaga para a etapa nacional do Concurso, que será realizada em 2024, no Rio de Janeiro. As inscrições custam R$35,00 e podem ser feitas até o dia 25 de outubro pelo Sympla. O regulamento completo está no site janeteborges.com.br.

A 2ª edição do Concurso Catarinense de Coquetelaria tem patrocínio da Destilaria Verve, apoio do Grupo Reunidas e Bossa Bar e é uma realização Abrachefs.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa