Hoje é domingo, 12 de janeiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALCasan implanta nova válvula para combater perdas de água na Trindade

Casan implanta nova válvula para combater perdas de água na Trindade

O objetivo é combater as perdas de água, reduzindo a pressão de maneira constante na rede, evitando assim os rompimentos e problemas de abastecimento

spot_img

Uma nova válvula redutora de pressão instalada pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) passou a operar nesta semana no Bairro Trindade, em Florianópolis. O equipamento foi instalado nas imediações da Rua Dr. Percy João de Borba pelas equipes do setor operacional de água da Agência da Companhia na capital. O objetivo é combater as perdas de água, reduzindo a pressão de maneira constante na rede, evitando assim os rompimentos e problemas de abastecimento.

Essa é a segunda instalação feita pela Companhia em menos de dois meses na capital. No final de abril, equipes instalaram duas VRPs na região Sul da Ilha, beneficiando os bairros Campeche, Armação e Pântano do Sul. Nos últimos cinco anos, válvulas do tipo também foram instaladas nos bairros Itacorubi, Cacupé, Ratones e Cachoeira do Bom Jesus. Nesses locais, a instalação fez cair em até 70% a ocorrência de vazamentos anuais em relação ao período anterior.

“A partir desta válvula, faremos agora um acompanhamento de medição de pressão com transmissão de dados online”, explica o engenheiro, Gabriel de Lyra Pessina, responsável pela instalação. “Com isso, vamos monitorar também o número de rompimentos de rede e ramais na região próxima, para verificar a eficiência do equipamento e possíveis melhorias futuras.”

Perdas de água

Atualmente, a Companhia trabalha com um índice de perdas de água na capital em torno de 35,8% (dados de 2023). Desse total é estimado que metade venha das chamadas perdas comerciais, que acontecem por fraudes e ligações clandestinas, e a outra metade das chamadas perdas físicas, relacionadas com vazamentos.

As VRPs atuam justamente nas perdas físicas. Elas podem atuar com a redução da pressão de forma fixa (caso da válvula instalada na Trindade), ou variável de acordo com estudos sobre a demanda (como na instalada no Cacupé).

Além das válvulas, a Companhia executa outras ações para o combate às perdas. Exemplos são a troca periódica de tubulações antigas, o acompanhamento de vazamentos ocultos, a troca preventiva de hidrômetros e o combate a fraudes e ligações irregulares. Com isso, o objetivo atual da CASAN é chegar até 2033 com 25% de perdas, meta de acordo com o Marco do Saneamento.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa