Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFlorianópolis passa a atender por telemedicina via SUS, gratuitamente

Florianópolis passa a atender por telemedicina via SUS, gratuitamente

O novo tipo de atendimento complementará as ofertas do serviço público na cidade, não substituirá as consultas presenciais, mas vai ajudar desde já a manter o atendimento

A Prefeitura de Florianópolis lançou hoje uma nova etapa do programa Alô Saúde Floripa. Agora, além do atendimento por profissionais de enfermagem e marcações de consultas, o programa também oferecerá atendimento médico por teleconsulta. O novo tipo de atendimento complementará as ofertas do serviço público na cidade, não substituirá as consultas presenciais, mas vai ajudar desde já a manter o atendimento a toda população do município, inclusive em situações como a atual greve ilegal do Sintrasem.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Florianópolis, estima-se que além das orientações de autocuidado e dos direcionamentos para emergência, boa parte dos atendimentos médicos na cidade poderão ser feitos de maneira virtual, por vídeo. Com a adesão da população à tecnologia, além de ajudar os pacientes com conforto, rapidez e evitar deslocamentos, também vai melhorar o acesso nos Centros de Saúde diminuindo fila. “Qualquer cidadão de Florianópolis poderá ligar no Alô Saúde a qualquer hora do dia. Será 24 horas. Pelo serviço, o paciente poderá ser consultado pelo médico, receber os documentos referentes as consultas, como atestados e receitas quando indicados”, explicou o prefeito Topázio Neto.

Para ter acesso ao atendimento é muito simples: basta ligar no já conhecido 0800 333 3233 e identificar-se. É necessário ser morador de Florianópolis e ter cadastro no SUS. Caso não tenha cadastro, o atendente poderá fazê-lo na hora. Depois de passar por uma triagem com profissionais de enfermagem, o paciente que necessitar de consulta e não puder ser agendado direto com sua equipe de saúde, receberá um link via email ou whatsapp para acessar na hora marcada da sua consulta através de celular ou computador.

O serviço de teleconsulta médica, se soma ao serviço já disponível, desde esta segunda-feira, 05 de junho, e já é uma realidade nos principais planos de saúde do Brasil, além de sistemas de saúde do Reino Unido e Portugal.

Novo Alô Saúde tem quase 100% de aprovação no primeiro dia

A Prefeitura de Florianópolis lançou hoje uma nova etapa do programa Alô Saúde Floripa, com atendimento médico por teleconsulta. A aceitação dos pacientes confirma o esperado: a análise de satisfação dos atendidos neste primeiro dia de funcionamento foi de 99,8%.

“O novo Alô Saúde é mais uma forma de atendimento ao cidadão. A novidade amplia a oferta dos serviços públicos de saúde para os moradores de Florianópolis, de forma gratuita pelo SUS.”, afirma a secretária de Saúde de Florianópolis, Cristina Pauluci.

No primeiro dia de funcionamento, inclusive, foi registrado um aumento de mais de 150% no número de atendimentos. Até porque são diversas as vantagens: o paciente não precisa sair de casa para ser atendido, não gasta com deslocamento, não precisa aguardar na fila de espera, não corre o risco de contaminação e tem atendimento médico à distância.

“É importante destacar que a telemedicina segue o mesmo protocolo clínico usado na rede Municipal de Saúde de Florianópolis. Ou seja, o paciente tem a garantia de condutas médicas baseadas em evidências.”, acrescenta a secretária de Saúde.

O novo tipo de atendimento complementa as ofertas do serviço público na cidade, não substitui as consultas presenciais, mas auxilia o atendimento a toda população do município, inclusive em situações como a atual greve ilegal do Sintrasem. Para ter acesso ao atendimento é muito simples: basta ligar no já conhecido 0800 333 3233.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa